terça-feira, 7 de junho de 2016

O CortaBunda - Lenda Urbana de Fortaleza - Mito ou realidade


O Jornalista Talles rodrigues escolheu um tema de TCC no curso de Jornalismo e resolveu rememorar a história do Cortabundas no projeto final dele.



Investigar jornalisticamente a história de um maníaco que atacou mulheres no José Walter nos anos 80 e ainda contar tudo em forma de quadrinhos. O que viria a ser o “Pânico no José Walter – O maníaco que seviciava mulheres”.

Ele entrevistou 19 pessoas – jornalistas-policiais que noticiaram quase exaustivamente o caso, policiais da época, psicólogos, historiadores, moradores do bairro, um vizinho do Francisco Evandro (o maníaco que foi preso e confessou os crimes) e vítimas do Cortabundas – e transformou todo o percurso da reportagem no primeiro livro-reportagem em quadrinhos defendido no curso de Jornalismo da UFC.
Com 10 capítulos, prefácio escrito pelo professor Ricardo Jorge e extras, o livro tem 196 páginas e um projeto gráfico sombrio e oitentista.

   

“A história por trás da lenda Cortabundas, Cortanádegas, Negão, navalhada e maníaco do estilete eram algumas das alcunhas as quais se referiam jornais e populares sobre o homem que, entre 1985 e 1987, adentrava sorrateiramente casas e retalhava com cortes de navalha, estilete, ou bisturi (não se sabe ao certo) traseiros femininos. Os ataques amedrontavam a Cidade inteira, informada das ocorrências pelas matérias quase semanais em jornais locais, mas as vítimas estavam concentradas principalmente no bairro Prefeito José Walter, a época um conjunto habitacional. Por três anos, mais de 30 ataques foram feitos a mulheres de todas as idades, de crianças a idosas, até a prisão de um suspeito reconhecido por parte das vitimas. 



A história se espalhou e, talvez pelo distanciamento do tempo ou o absurdo dos fatos, virou lenda. Talles Rodrigues nasceu um ano após a prisão de Francisco Evandro, que pôs fim aos ataques, e cresceu no José Walter ouvindo histórias sobre o maníaco. Os relatos que habitaram sua infância viraram objeto de pesquisa e, como fruto do trabalho de conclusão de curso, o artista visual e agora jornalista escreveu e ilustrou o livro-reportagem em quadrinhos “Pânico no José Walter – o maníaco que seviciava mulheres”. Baseado em métodos de jornalismo em quadrinhos do jornalista e artista em quadrinhos Joe Sacco (autor de “Palestina” e “Área de Segurança: Gorazde”), Talles partiu de matérias de jornais e entrevistou moradores do bairro, policiais que trabalharam no caso, psicólogos, jornalistas que escreveram na época, mulheres vitimas do maníaco, familiares das mulheres e até mesmo um vizinho do maníaco.”

Fonte: Cara do Ceara



Nenhum comentário:

Postar um comentário