quarta-feira, 25 de maio de 2016

O Imperador Amarelo


O Imperador Amarelo, também chamado de Huang Di, era o líder dos lendários Cinco Imperadores Chineses. Ele é considerado o fundador da nação chinesa junto com o Imperador Yan, o qual sucedeu.




Durante o seu reinado, foram inventados os veículos na China, bem como foi desenvolvida a escrita chinesa, a medicina, a criação do bicho-da-seda, dentre várias outras coisas. O Imperador Amarelo também ensinou o povo a cultivar a terra conforme o calendário por ele desenvolvido. Livros históricos informam que ele realizou diversas invenções na área da produção agrícola, dentre as quais se encontra o sistema de campo quadrado. Por todas as suas notáveis realizações, a ele foi concedido o título de “fundador da civilização” chinesa.



Conta a lenda que o Imperador Amarelo tinha uma esposa e três concubinas. Sua esposa era Leizu, aquela que ensinou o povo a plantar amoreiras, criar bichos-da-seda e a fazer tecido. Uma de suas concubinas, Fangleishi, teria inventado o pente. Outra, Tongyushu, seria a inventora dos famosos “pauzinhos” (hashi, em japonês). A última se chamava Momu. O Imperador Amarelo teve 25 filhos, dentre os quais a 12 foi concedido o direito de possuir seus próprios nomes de família.


 

O Imperador Amarelo, também considerado o unificador de seu país, governou a China por muito tempo. Durante o seu reinado, o país teve uma poderosa força, política estável e uma cultura em desenvolvimento. Dizem que vários imperadores sábios, como Yao, Shun e Yu, o Grande, eram seus descendentes. Recebeu o título de “Imperador Amarelo”, pois esta cor é a cor do Movimento Terra, que representa a direção do centro, assim como a China, que é o “País do Meio”.



A ele são atribuídos diversos tratados sobre Alquimia e Medicina Tradicional Chinesa. Ele é também considerado o fundador do Taoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário